santa maria

VÍDEO: no Mês da Consciência Negra, culinária e arte são levadas para a periferia

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

O acarajé na cultura negra é uma oferenda aos orixás e também um dos pratos afro-brasileiros mais tradicionais, porém muitas pessoas não conhecem, nunca provaram e sequer sabem como se prepara. Para promover este resgate cultural e histórico, a Associação de Arte e Cultura Negra Ara Dudu, em parceria com a Associação de Mulheres Rosas de Março, realizou neste domingo uma atividade no bairro Lorenzi. A proposta é descentralizar o ativismo do movimento para os locais onde a maioria da população da negra vive: na periferia.  


- A ideia é trazer um pouco da história do povo negro, do processo de diáspora, do que o nosso povo trouxe para cá. A gente conta esta história por meio da culinária, explicando como o acarajé é feito e o que ele simboliza. Foi com o acarajé que as mulheres negras conseguiram encontrar sustentabilidade econômica - explica a gestora de projetos do Ara Dudu, Isadora Bispo. 

O que dizem militantes do movimento negro sobre especial 'Falas Negras'

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Ao longo do mês de novembro a Associação Ara Dudu pretende descentralizar as atividades em outros locais da periferia de Santa Maria, levando a culinária e a arte negras. 

- O preconceito existe. Este tipo de atividade nos ajuda a empoderar o povo negro e tentar acabar com a violência contra nós. Merecemos todo o respeito e valorização - destaca a presidente da Associação Rosas de Março, Elisângela Rodrigues de Deus. 

A atividade também contou com roda de capoeira da Associação de Capoeira Berimbau de Rua.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 130 vagas de emprego e estágio para esta segunda-feira Anterior

Mais de 130 vagas de emprego e estágio para esta segunda-feira

Próximo

Revisão de dados da macrorregião pode recolocar Santa Maria na bandeira laranja

Geral